1º de Maio é marcado por luta e resistência em todo o Brasil

Neste domingo, trabalhadoras e trabalhadores de todo o país foram às ruas exigir direitos, emprego, democracia e vida. Em pelo menos dez capitais, e no Distrito Federal, aconteceram atos realizados pelas centrais sindicais, para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

Motivos não faltam para a classe trabalhadora se manifestar contra os retrocessos do governo Bolsonaro. Além das reformas Trabalhista e Previdenciária, que penalizam os trabalhadores e trabalhadoras; a carestia, a inflação, e a desvalorização do salário mínimo também atingem duramente quem trabalhara para levar comida à mesa.

No ato nacional, em São Paulo, o presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou que “o povo está passando fome, e enquanto isso os bancos bateram recorde de lucro nessa pandemia. Nesse governo entreguista, quem sofre é o povo que não consegue viver com um salário mínimo. Mas nós podemos mudar essa realidade, construindo um projeto político de mudanças”.

A mobilização foi grande em todo o Brasil, e a presidenta da CTB-Bahia, Rosa de Souza, aproveitou para agradecer: “quero agradecer a todos e todas que ajudaram na construção do grande evento para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. A nossa unidade sempre garante importantes vitórias para nossa classe. Forte abraço e gratidão!”.

Acompanhe como foi a mobilização em alguns estados:

Bahia – Salvador:

Sergipe:

Minas Gerais:

Em Belo Horizonte o ato saiu da Praça Afonso Arinos e seguiu até a Feira da Reforma Agrária, promovida pelo MST/MG.

Marcelino da Rocha e José Nunes representam a Fitmetal e o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, no 1° de Maio em Contagem/MG.

Distrito Federal:

Bahia – Feira de Santana:

Pará: