Entidades começam a solicitar apoio da CTB por meio do CORAL

Quarenta e oito entidades sindicais de todo o país já entraram em contato com a Secretaria Geral da CTB, com vistas a obter apoio estrutural e logístico por meio do Projeto CORAL (Centro de Organização, Apoio e Logística às entidades sindicais), iniciativa lançada na última sexta-feira (1º) pela Central.

Além dessas entidades, as seções estaduais da CTB no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e Goiás também iniciaram conversações com a Secretaria Geral. Os principais problemas apresentados dividem-se em dois grandes grupos:

– falta de recursos financeiros para publicações de editais no Diário Oficial da União e jornais locais;
– compreensão e cumprimento das exigências da portaria 326/2013, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Representatividade

O CORAL é a grande aposta da nova Direção Nacional da CTB para fortalecer sua organização em nível nacional e em todas as suas 27 seções estaduais. Sua principal tarefa será orientar as entidades sindicais nos temas concernentes à sua legalização.

Como consequência desse processo, a Direção Nacional da CTB também aumentar o índice de representatividade e a taxa de proporcionalidade da Central, além de melhorar o nível de legalização das entidades filiadas.

Estrutura

Por meio do Portal CTB, as seções estaduais da CTB e as organizações filiadas poderão realizar todos os trâmites relacionados à certificação digital e a publicações de editais, entre outras funções, sem qualquer tipo de custo. Todos os gastos desses processos serão de responsabilidade da CTB.

Neste momento, a Secretaria Geral e a Secretaria de Imprensa e Comunicação da CTB estão trabalhando na construção de uma área restrita no Portal CTB, por onde serão feitos todos os trabalhos que envolvam as funções do CORAL. A expectativa da Secretaria Geral é também transformar esse espaço em uma eficiente ferramenta de comunicação entre a Central e seus filiados.

Portal CTB