Movimentos: em defesa da democracia, abertura do Fórum Social reúne 10 mil em Porto Alegre

Milhares de pessoas tomaram as ruas do centro de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), na tarde da última terça-feira (19), durante a tradicional marcha de abertura do Fórum Social Mundial Temático. O encontro acontece na capital gaúcha até sábado (23).

Leia também:
CTB organiza participação em Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre
CTB convoca militância para Fórum Social Mundial

CTB divulga programação e convocatória do Fórum Social Temático

A CTB marcou presença na atividade que também celebra os 15 anos do evento e reúne representantes do movimento social para buscar alternativas às políticas neoliberais, o imperialismo e toda a forma de opressão aos países e povos.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, destaca o fato de o evento ocorrer neste momento em que a América Latina sofre as consequências da crise econômica mundial. Para ele é preciso ganhar as ruas contra as tentativas de desestabilização. “Vamos enfrentar a crise política com luta”, diz o sindicalista que está em Porto Alegre para acompanhar as atividades da central sindical. (Confira aqui a programação)

Antes da marcha, a CTB realizou uma plenária que debateu “Os desafios dos trabalhadores diante da Crise e da Ofensiva Neoliberal”. Durante a atividade, Araújo criticou o conservadorismo da Câmara presidida pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está sendo investigado por denúncias de corrupção e enfatizou que mesmo com as dificuldades “o governo encerrou o ano aprovando um reajuste do salário mínimo acima da inflação”, frizou o presidente.

Em defesa da democracia

Segundo o dirigente, durante caminhada que reuniu cerca de 10 mil pessoas os manifestantes clamavam palavras de ordem em favor da defesa da democracia e contra qualquer tentativa de golpe no país, uma das mais ouvidas, disse, foi o “Fora, Cunha”.

Além dos movimentos sociais, também participam do evento representantes do Governo como o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto.

Ao ser questionado sobre a insatisfação de setores do movimento sindical com a política econômica, o ministro afirmou que mantém o diálogo permanente e uma relação de “profundo respeito” com o setor. As atividades seguem durante toda a semana. Acompanhe a programação completa no site oficial do evento.

Portal CTB, com agências
Foto: Guilherme Santos/Sul21