Sidebar

27
Seg, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Com uma significativa delegação, composta por representantes do setor público e privado da educação básica e superior, a CTB teve uma participação destacada no, Congresso Mundial de Educação promovido pela FISE- FSM e SINAFUM, que foi realizado entre os dias 19 a 21 de setembro, na Venezuela.

563980 158818067590169 1429346956 n

O Congresso contou com a participação de representantes todos os continentes: Uganda, Zimbabwe, Camboja Índia, Israel, Grécia, Itália, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e a  Venezuela com representação de muitos municípios.

Durante os debates, as delegações discutiram os problemas que atingem a educação no mundo para, a partir dai construírem um plano de ação sindical para combaterem os problemas apresentados e elegerem o Comitê Administrativo e a comissão financeira da FISE. “ Durante os debates, de alto nível, pudemos constatar que os problemas são muito parecidos. Essa constatação nos leva a reafirmar a necessidade da unidade na luta para combater a voracidade do capital contra os trabalhadores”, ressaltou Marilene Betros, membro da direção executiva da CTB.

As delegações puderam apresentaram as questões dos seus países, além de contribuir com propostas para o plano de ação e para o documento aprovado que foi denominado de Declaração de Caracas a qual, logo que seja revisada seá publicada.

A Declaração de Caracas reafirma a luta contra o sistema opressor que é o capitalismo, analisando as graves consequências que as medidas adotadas pelos países que tem como modelo esse sistema nefasto e sanguinário trazem para os povos do mundo, apontando que a saída estará na construção do socialismo. E se compromete com a luta por uma educação pública, de qualidade socialmente referenciada, laica e gratuita para todos e todas.

 

Protagonismo da CTB

A atuação qualificada dos nossos delegados e delegadas da CTB proporcionou condições de participação no novo Comitê Administrativo, do Secretariado que deverá ser formado e da Comissão de Finanças.

As professoras Marilene Betros, Vice Coordenadora da APLB-Sindicato e membro da direção executiva da CTB, foi eleita Vice Presidente da América Latina e a Márcia Machado, diretora do SINPRO-MG e vice presidenta da CTB, foi eleita membro doa Comissão Financeira.

A CTB também já finalizou seu documento final, no qual reitera sua disposição em lutar pela defesa de uma educação social para todos os povos.

399072 158816337590342 1241229471 n

Fise

Desde que os trabalhadores começaram a se organizar no Século XIX, consideraram a organização internacional como peça chave para, o sindicalismo. A famosa frase de Marx e Engels, "trabalhadores do mundo, unam-vos” (1848) e a criação da Associação Internacional de Trabalhadores em 1864, são provas do sentimento internacionalista e da importância que a solidariedade internacional desde que o trabalho começou a se organizar.

A Federação Sindical Mundial (FSM), fundada em 1945, no bojo da derrota do nazi-fascismo e do avanço das lutas revolucionárias, sofreu duro golpe com a dissolução do bloco soviético no final dos anos 80. Hoje, a FSM se apresenta como polo aglutinador dos que se contrapõem às concepções conciliadoras e burocráticas, reafirmando o seu caráter classista. Portanto, o sindicalismo classista do mundo todo, precisa reagrupar suas forças empreendendo iniciativas para restabelecer o protagonismo internacional e fortalecendo a FSM.

A Federação Internacional de Sindicatos da Educação - FISE, é parte da FSM, foi fundada em julho de 1946, em uma conferencia em Paris, com a tarefa de unir os sindicatos e as organizações dos profissionais de todas as categorias e níveis da educação no mundo. Esta é uma grande tarefa que requer a unidade dos trabalhadores em educação dos cinco continentes. O Congresso Mundial de Educação veio num momento delicado para a economia mundial. A reestruturação de um setor tão importante para o desenvolvimento de uma nação é fundamental para o enfrentamento da luta de forma mais unificada e organizada.

Portal CTB

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.