ONU Mulheres lança no Brasil a pesquisa “Precisamos falar com os homens”

Para avançar na compreensão da violência (leia aqui) que persiste em vitimar as mulheres no Brasil, a ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres lançou nesta terça-feira (1º) a pesquisa “Precisamos falar com os homens”.

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a questão de gênero no país e trazer os homens para dentro deste debate, a ONU Mulheres Brasil realiza uma pesquisa ampla, aberta a todos e que aborda temas como o machismo, feminismo e violência entre parceiros.

Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-SP, Gicélia Bitencourt, a iniciativa é mais um esforço para a conscientização da sociedade sobre o assunto. “Ações assim contribuem na construção de uma sociedade mais avançada e igualitária”.

Responda aqui a pesquisa Precisamos falar com os homens

No site, os pesquisadores explicam: “Essa é uma pesquisa sobre as relações entre homens e mulheres. É também sobre o papel que os homens assumem hoje na sociedade. Você vai levar entre 10 e 15 minutos para terminar. Homem ou mulher, queremos sua opinião mais sincera. Que você responda de acordo com o que você pensa e vive em seu dia a dia. Por isso, essa é uma pesquisa anônima e a sua identidade está absolutamente segura”.

Para Gicélia, a iniciativa está em sintonia com o movimento feminista contemporâneo, que “visa atrair todas as pessoas na defesa de direitos iguais entre homens e mulheres”. A ação é bem vinda. Justamente num momento em que tramitam no Congresso Nacional diversos projetos de lei que, se aprovados, poderão suprimir direitos já assegurados às mulheres.

E que a intolerância de alguns setores afeta até mesmo os planos estaduais e municipais de educação, com fundamentalistas religiosos exigindo a retirada da palavra “gênero” dos textos alegando que ela embute uma “ideologia” que eles combatem (saiba mais aqui).

“A luta por igualdade de gênero é fundamental para frearmos essa onda de violência que atinge as mulheres”, completa Gicélia.

Mulheres prometem sair às ruas para defender a igualdade de gênero

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Assista documentário Precisamos falar com os homens: