Sidebar

Qua, Jun

• Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
A pauta de reivindicação dos jovens foi discutida no dia 20 de maio com o secretário nacional de Juventude, Beto Cury. O conjunto de reivindicações da juventude para o Grito da Terra Brasil (GTB) 2009 é composto de propostas ligadas a várias áreas do governo federal e abrange questões como acesso a terra, a crédito, educação, emprego e renda, além da aprovação de projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.

A secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Elenice Anastácio, explicou ao secretário da necessidade de elaboração e implantação de um conjunto de políticas públicas que possam incentivar a permanência de jovens no campo e garantam a sucessão rural. Entre as dificuldades enfrentadas pela juventude rural para permanecer no campo está a burocratização do acesso à linha de crédito Pronaf Jovem. "O governo comemora o acesso de cinco mil jovens nesse programa, quando existem pelo menos 30 mil querendo crédito e não conseguem por causa da burocracia", destacou Elenice.

Outra preocupação da juventude rural é a falta de acesso ao cadastramento no Programa Nacional de Reforma Agrária. A dirigente da Contag explicou que os jovens solteiros são impedidos de receberem terra porque as prioridades são para famílias. "Nós entendemos que para que haja a sucessão rural é preciso que a juventude tenha acesso a terra".

Outras reivindicações apresentados a Cury foram a criação de uma bolsa de estudo para jovens rurais que estiverem vinculados ao ensino público, a manutenção de metas e recursos previstos para o programa Pró Jovem Trabalhador, a criação de uma programa nacional de empreendedorismo de jovens rurais e o empenho na articulação para a votação da PEC da Juventude e do Plano Nacional de Juventude no Congresso Nacional.

Beto Cury definiu a criação de uma comissão, integrada por assessores da Secretaria Nacional de Juventude e representantes da Contag, para discutir o encaminhamento de todas as questões negociadas na reunião. O resultado será divulgado no dia 27, quando o governo federal apresentará as respostas às reivindicações da Contag.

Fonte: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias.

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.