CTB debate estratégias para promover a igualdade racial

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da CTB promoveu uma reunião com seus representantes nos estados e debateu o fortalecimento da pasta em todo o Brasil. O encontro ocorreu na sede da Central, em São Paulo.

A reunião contou com a presença do presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Edson França, e da secretária de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, além de representantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, Brasília e Bahia.

Durante as discussões foram levantadas diversas questões relacionadas às políticas para a igualdade racial, os participantes defenderam que o tema deve ser, cada vez mais, incluído na pauta das centrais sindicais.

Na opinião da secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio, que coordenou a reunião, é preciso qualificar os quadros para que haja “a compreensão da questão racial no seio marxista”.

Por sua vez, Edson França valorizou a contribuição do sindicalismo com as demandas da negritude. “Embora a pautaigualdade 2 antidiscriminatória não consiga a força necessária a CTB e a Unegro unidas conseguirão essa força”, assegurou.

Ele chamou a atenção para a questão da desigualdade salarial. “Precisamos de uma campanha permanente para que haja salários iguais para trabalhos iguais”, sugeriu. Ele também lembrou da reivindicação de cotas para negros no serviço público.

Outro ponto abordado foi sobre as políticas de combate ao racismo, neste sentido o presidente da Unegro enfatizou “Vamos trabalhar para que a CTB mostre sua cara preta para o Brasil”.

Os secretários estaduais trouxeram casos de racismo e exemplificaram que com o apoio dos sindicatos esses casos foram solucionados. Eles concordaram que é preciso ocupar mais os sindicatos e promover debates que envolvam as questões raciais no mundo do trabalho.

Já a secretária de Imprensa e Comunicação, Raimunda Gomes,  enalteceu a parceria a CTB com a Unegro. No encontro, também foram debatidas as diretrizes para a 3ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, que ocorrerá de 5 a 7 de novembro em Brasília e também as sugestões para a revista da secretaria, que está prevista para ser lançada no Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Portal CTB