Igualdade racial: “Trabalhar a diferença para construir a igualdade”, diz Mônica Custódio

Na sexta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, as negras e os negros brasileiros manifestaram-se do Oiapoque ao Chuí contra o racismo. “O ponto alto das manifestações deste ano foi a Marcha das Mulheres Negras em Brasília”, diz Mônica Custódio, secretária de Políticas de Igualdade Racial da CTB.

A Marcha ocorreu na quarta-feira (18). “Como estamos para iniciar mais uma campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher (começa na quarta, 25 e termina no dia 10 de dezembro), é bom enfatizarmos que as mulheres negras saem às ruas para conquistar visibilidade e mostrar que merecem respeito e uma vida digna”, afirma Mônica.

Para ela, “foi uma grande vitória a realização dessa primeira marcha nacional, onde as mulheres negras reivindicam autonomia econômica e mais visibilidade na política para conquistar seus direitos de uma vida sem violência e sem discriminação”.

Leia mais:

CTB tem presença massiva na Marcha das Mulheres Negras em Brasília

Marcha das Mulheres Negras: lideranças políticas comentam a importância do ato

No Dia da Consciência Negra, o Portal CTB seleciona seis filmes que tratam do racismo

O Portal CTB seleciona oito canções para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra

Diz ela, no entanto, que esse é “apenas o começo”. Ela enumera uma série de reivindicações do movimento negro, reforçando a pauta das mulheres negras que “são as que têm os piores salários, residem mais longe do local de trabalho e são as mais maltratadas pelo mercado de trabalho”.

marcha mulheres negras 2015 crescendo

A questão da posse da terra aos remanescentes quilombolas faz parte da pauta do movimento negro. “Os quilombolas precisam do título de suas terras para legalizarem sua situação e poderem produzir e viver com tranquilidade”, defende Mônica.

A sindicalista carioca cita a Carta da Marcha 2015, que apresenta as reivindicações das mulheres negras e foi entregue à presidenta Dilma Rousseff durante a marcha em Brasília.

“A sabedoria milenar que herdamos de nossas ancestrais se traduz na concepção do Bem Viver, que funda e constituí as novas concepções de gestão do coletivo e do individual; da natureza, política e da cultura, que estabelecem sentido e valor à nossa existência, calcados na utópica de viver e construir o mundo de todas(os) e para todas(os)”, diz trecho da Carta (leia a íntegra aqui).

“Lutar por igualdade salarial e pelo fim da discriminação no mercado de trabalho constitui-se numa das bandeiras essências das negras brasileiras”, argumenta Mônica. Outro ponto forte do movimento negro atual é a campanha contra a intolerância religiosa.

Ela ressalta também que as mulheres negras são as que mais sofrem com o “verdadeiro genocídio contra os jovens negros, moradores das periferias deste país”. Por isso, diz, “defender a cultura da paz contra a cultura do estupro e da violência contra as mulheres devem pautar nossas lutas rumo a uma nova sociedade, baseada no respeito à dignidade humana”.

marcha mulheres negras 2015 indios

Mônica defende mais mulheres nas instâncias de poder, principalmente as negras, que são as mais prejudicadas em todo o processo “para construirmos um país mais justo e igual, precisamos avançar nas cotas em universidades e no serviço público”.

Ela argumenta ainda ser necessário que o movimento negro e feminista se organizem ainda melhor para a construção de políticas públicas que possibilitem reparar a “dívida histórica que o país tem para com as negras e negros”. Para ela, “é fundamental trabalhar a diferença para construir a igualdade”, diz.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.