Reforma da previdência, saúde do trabalhador e funcionalismo público encerram curso do CES-CTB

Os processos formativos dos Cursos Nacionais de Formação Sindical do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), terminaram nesta quinta-feira, 26 de janeiro, em Limeira-SP.

Livro “1º de maio – sua origem, seu significado, suas lutas” é lançado durante curso do CES-CTB

No período da manhã, a programação dos Cursos contou com a participação do professor e advogado, Sérgio Pardal que tratou de falar sobre “A Reforma da Previdência e a PEC 55”.

Já na parte da tarde, encerrando as aulas a dirigente sindical Debora Raymundo Melecchi, graduada em Farmácia, diretora do Sindicato dos Farmacêuticos- RS, da FENAFAR e da CTB-RS, abordou o assunto “Trabalho e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras” para a turma do 6º Curso Nacional de Gestão Sindical.

Por sua vez, o professor João Quartim de Moraes discursou na sala do 5º Curso Nacional de Lideranças Sindicais sobre o tema “O papel do Estado e os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público”.

E os participantes do 9º Curso Nacional de Formação de Formadores e Formadoras receberam o economista e professor, Marcelo Fernandes para a aula sobre “Macroeconomia e financeirização”.

A programação continua amanhã com o Encontro Nacional de Formadores e Formadoras. Após a atividade será iniciada a avaliação dos processos formativos com as conclusões finais e a entrega dos certificados aos participantes.

Atividade Cultural

“Noite cubana: homenagem a Fidel Castro” foi o tema da festa de confraternização dos participantes dos Cursos Nacionais. A animação ficou por conta da Souela, uma banda formada só por mulheres de Limeira-SP e região. Elas apresentaram um repertório bem variado, que trouxe samba raiz, pop rock, mpb e xote/baião.

Fonte: CES