Livro “1º de maio – sua origem, seu significado, suas lutas” é lançado durante curso do CES-CTB

Os Cursos Nacionais de Formação Sindical do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) chegaram nesta quarta-feira, 25 de janeiro, ao seu terceiro dia de atividades, no Carlton Plaza Hotel, em Limeira-SP.

Estratégia, política agrária e direitos trabalhistas em debate nos Cursos Nacionais CES-CTB

As aulas começaram com o tema “Movimento Sindical Latino-Americano e Brasileiro”, com a presença do vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana e o secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira.

diva

Divanilton apresentou um panorama da situação do sindicalismo pelos países vizinhos, enquanto Nivaldo discutiu a questão do trabalho no Brasil.

nival

Já na programação da tarde, foi a vez da professora titular da PUC-SP, ex-coordenadora geral da CONTEE e atual secretária geral da mesma entidade, Madalena Guasco apresentar a aula “Método Dialético e Análise da Realidade” para os Cursos de Gestão e Lideranças Sindicais.

mada

No mesmo horário, “Cinema em sala de aula” foi o tema trabalhado pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas, Arnaldo Lemos aos participantes dos Cursos Nacionais de Formação de Formadores e Formadoras.

As atividades do dia foram encerradas com o lançamento do livro “1º de maio – sua origem, seu significado, suas lutas”, com a presença do autor, o ítalo-brasileiro e ex-senador italiano José Luiz Del Roio.

geral

A obra relata a história da data mais simbólica dos trabalhadores e trabalhadoras e expressa a necessária unidade da sua luta. A nova edição, após 30 anos da primeira, contou com o apoio de seis centrais sindicais, entre elas a CTB.

Após a palestra, que teve transmissão ao vivo pela página do CES no Facebook, todos os participantes ganharam um exemplar autografado do livro, após o coquetel de lançamento.

Programação Completa

Os cursos seguem até o dia 27 de janeiro. As programações completas do 5º Curso Nacional de Formação de Lideranças Sindicais, do 6º Curso Nacional de Gestão Sindical e do 9º Curso Nacional de Formação de Formadores e Formadoras podem ser conferidas no link: https://goo.gl/iTF5F9

Fonte: CES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.