Assista agora à segunda aula da Escola de Formação da CTB em alta definição

O professor e advogado Claudio Henrique Gouvêa deu a segunda aula do curso “Direito Coletivo e individual do Trabalho: do Manifesto Comunista à atualidade”, intitulada “Mercado de Trabalho no mundo capitalista”, na noite do dia 24/07/17. O evento aconteceu Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo.

Gouvêa falou sobre a necessidade dos governos capitalistas criarem uma “superestrutura” que defenda a classe dominante, os donos do capital, e também faça funcionar a democracia burguesa, individualizando e alienando o trabalhador de sua real condição dentro da sociedade. Conceitos que permanecem atuais e operantes no mundo moderno e que estão mostrando suas garras na conjuntura que vivemos hoje no país.

A aula recorreu aos conceitos clássicos do marxismo para fazer uma crítica do capitalismo contemporâneo e das desgraças que ele vem promovendo pelo mundo, com miséria crescente, tráfico mundial de pessoas, trabalho análogo à escravidão e crime organizado e narcotráfico.

Leia mais: Escola Nacional de Formação: organização é fundamental para enfrentar selvageria capitalista

Assista à aula na íntegra, em alta definição:

Todas as aulas da Escola Nacional de Formação serão gravadas em formato similar, e disponibilizadas de forma permanente no canal da CTB no YouTube. As aulas serão reunidas em uma lista de vídeos específica para elas.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.