Sidebar

17
Seg, Jun

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) estará presente, mais uma vez, no Show Rural Coopavel, em Cascavel, de 01 a 05 de fevereiro. No decorrer da semana serão levados pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em torno de 6,5 mil agricultores familiares divididos em 140 caravanas, além de vans e carros, vindos das mais diferentes regiões do Estado.

Todos em busca de melhorias para suas propriedades rurais, como é o caso do agricultor familiar de Santa Helena (Região Oeste), Adilson Backhaus, que neste ano participará pela primeira vez do evento. “Sempre tive vontade de participar, mas por conta da atividade profissional – gado de leite – nunca deu certo”, disse. Neste ano, ele e sua esposa conseguiram se programar e vão fazer parte de uma das caravanas do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Santa Helena.

O trabalhador, que pretende participar do primeiro dia da feira, vai cheio de expectativas. Além de buscar mais informações sobre a atividade leiteira – carro chefe da propriedade -, espera encontrar algumas ideias para diversificar sua produção. No sítio de três alqueires, a família também cultiva fumo. “Espero encontrar alguma alternativa que nos possibilite substituir o fumo num futuro próximo”, afirmou o agricultor que já teve uma curta experiência na cidade e não gostou. “Fiquei quatro anos em Curitiba e voltei por conta da qualidade de vida e das possibilidades de renda que o campo me possibilita. Na cidade as dificuldades são bem maiores”, revelou.

Desde 2005 que a Fetaep organiza e coordena uma grande logística que envolve a participação de aproximadamente 6,5 mil trabalhadores e trabalhadoras no Show Rural Coopavel, em Cascavel. Em parceria com COOPAVEL, SENAR e EMATER, a FETAEP oportuniza à categoria trabalhadora rural o acesso a novas tecnologias e conhecimentos em torno do universo agropecuário. Nestes 11 anos foram mais de 60 mil participantes levados ao evento. Além de levar, a Federação também orienta os visitantes que passam pelo seu estande com o intuito de otimizar o dia de campo.

Para o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, continuar no campo de forma sustentável - com renda e qualidade de vida - é um dos grandes propósitos da Fetaep ao estimular e propiciar a participação da sua base no Show Rural. “A cada dia surgem novidades em torno das técnicas de produção que melhoram os resultados de cultivo e, consequentemente, os ganhos. Por conta disso é que o evento se torna o ambiente perfeito para quem busca informação”, comenta Mueller, dizendo ainda que lá, com a ajuda de pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, entre outros profissionais capacitados, é possível receber a orientação ideal para a propriedade rural, sempre respeitando a realidade de cada um.

Já para o secretário de Política Agrícola da Fetaep, Marcos Brambilla, a Federação se preocupa em estimular o desenvolvimento de uma agricultura familiar que se profissionaliza e avança para uma produção cada vez mais sustentável. “Buscamos encontrar alternativas para a geração de renda com vistas à permanência da população rural no campo, em especial da juventude rural que é a responsável por dar continuidade ao trabalho familiar”, pondera Brambilla.

 Fonte: Fetaep

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais