Venezuela tem a sua primeira vice-presidenta com a nomeação de Delcy Rodríguez

Delcy Rodríguez era a presidenta da Assembleia Nacional Constituinte e passou a exercer a vice-presidência da Venezuela com a nomeação feita pelo presidente reeleito Nicolás Maduro, nesta quinta-feira (14). Assim ela entra para a história do país como a primeira mulher a exercer a vice-presidência.

“Designei como vice-presidente executiva uma mulher jovem, valente, aguerrida, filha de mártir, revolucionária e provada em mil batalhas; nossa irmã Delcy Eloína Rodríguez”, escreveu Maduro em seu Twitter.

Além de Delcy, dos 11 ministérios anunciados por Maduro, seis serão chefiados por mulheres. Nos países governados por forças progressistas, cresce a participação das mulheres em cargos de primeiro escalão. Ainda falta o anúncio dos outros dezoito novos ministros ou ministras.

O presidente da Venezuela chegou a mencionar uma “revolução feminista” em seu país. O que pode significar a participação de mais mulheres no primeiro escalçao de seu novo governo.

Advogada de 49 anos, Rodríguez ascendeu a posições de grande confiança dentro do governo de Maduro: foi sua ministra de Comunicação entre 2013 e 2014, chanceler entre 2014 e 2017. Assumiu a presidência da Assembleia Constituinte – que rege o país com plenos poderes – desde a sua instalação em agosto de 2017.

Também é presidenta do movimento “Somos Venezuela”, criado para impulsionar a candidatura à reeleição de Maduro nas últimas eleições em 20 de maio, junto com o governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Portal CTB com agências. foto: Ronaldo Schemidt/AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.