Federação Sindical Mundial promove dia de solidariedade ao povo palestino

Como forma de apoio à luta do povo palestino contra a ocupação israelense em seu território, a Federação Sindical Mundial (FSM) convoca seus sindicatos, federações, confederações e centrais filiadas em todo o mundo a realizarem, em 30 de março, um dia de solidariedade à Palestina. 

A data escolhida é em homenagem ao Dia da Terra, que surgiu como uma lembrança da resistência de 1976 quando os palestinos da Galiléia (território ocupado em 1948) fizeram uma greve contra a invasão e ocupação de suas terras por Israel.

Solidária ao povo palestino, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) fará atividades em diversos estados do país. Na Bahia acontecerá um ato na Praça Piedade, em Salvador. Já no Rio de Janeiro, a atividade será às 10 horas, em frente ao consulado de Israel em Copacabana. Em São Paulo, a ação ocorrerá no dia 4 de abril com uma sessão solene na Assembleia Legislativa.

Em sua convocatória, a FSM ressalta ainda a agressividade da política estadunidense contra o povo palestino, principalmente, após a eleição de Donald Trump. O presidente norte-americano anunciou a construção de três mil casas para colonos judeus na Cisjordânia.

palestina cartaz fsm 30demarco diadaterra
De acordo com dados da Embaixada da Palestina na Grécia, em janeiro deste ano 590 palestinos foram presos pelas forças de ocupação israelenses. A FSM denuncia ainda que apesar das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) que declaram ilegais os assentamentos israelenses na Cisjordânia e a que reconhece o Estado palestino independente dentro das fronteiras de 1967 a situação na região não muda.

“Em cada cidade, país e setor, organizemos protestos diante de Embaixadas e governos que apoiem a política de Israel, de organizações internacionais que finjam sentir pesar pelos crimes contra nossos irmãos e irmãs palestinos”, diz a convocatória.

Leia abaixo a íntegra:

30 de Março de 2017: Dia de Solidariedade ao Povo Palestino para Deter as Colônias

A Federação Sindical Mundial (FSM) organiza um Dia de Solidariedade com o Povo Palestino em 30 de março de 2017 e apela aos seus sindicatos filiados e amigos em todo o mundo para estarem na dianteira, desenvolvendo ações específicas.

Na ocasião do Dia de Solidariedade ao Povo Palestino da FSM, em 30 de março, todos os trabalhadores e pessoas comuns da classe trabalhadora de todo o mundo são instados a dar expressão real à sua solidariedade com o povo da Palestina contra a agressividade e ocupação israelense, ainda mais intensificada após a eleição do
Governo Trump nos EUA, como é evidente no anúncio da construção de três mil casas para colonos judeus na Cisjordânia, assim como na recente lei do Knesset [Parlamento] israelense, legalizando a tomada de propriedade palestina na mesma região.

O povo da Palestina tem sofrido por muitos anos a agressividade israelense, as colônias, o saque dos seus recursos naturais e produção da sua terra e o bloqueio. Crianças palestinas são mortas nas ruas. Trabalhadores são encarcerados todos os dias. Hoje, mais de 300 crianças palestinas estão detidas em prisões israelenses!

A luta pelo fim da agressividade e das colônias, pelo reconhecimento de um Estado palestino livre e independente nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Leste como sua capital, depende primordialmente da luta dos povos, da luta da classe organizada e do movimento da classe trabalhadora, já que os trabalhadores participando dela estão completamente cientes da causa gerando intervenções imperialistas e atrocidades contra os povos, que é nada mais do que o apetite insaciável dos capitalistas por lucro contínuo através da exploração dos trabalhadores.

Por isso, são os trabalhadores os que podem resistir, que podem exigir e se levantar pelo fim da destruição do povo e da terra palestina, através das atividades e iniciativas de seus sindicatos. Os trabalhadores têm o poder de impor, através de suas lutas, suas justas demandas, às custas dos poucos em benefício dos muitos. A FSM esteve, está e estará ao lado do povo da Palestina.

Em 30 de março, participaremos dinamicamente das manifestações dos sindicatos afiliados à FSM e dos amigos em todos os cantos do mundo, em solidariedade ao povo da Palestina. Em cada cidade, país e setor, organizemos protestos diante de Embaixadas e governos que apoiem a política de Israel, de organizações internacionais que finjam sentir pesar pelos crimes contra nossos irmãos e irmãs palestinos.

FIM ÀS COLÔNIAS – RECONHECIMENTO DO ESTADO INDEPENDENTE DA PALESTINA!

Portal CTB – Foto: Cebrapaz 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.