Dia da Vitória: Federação Sindical Mundial lembra fim da Segunda Guerra

A Federação Sindical Mundial (FSM), entidade que tem mais de 90 milhões de filiados em todo o mundo entre eles a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), divulgou uma nota em seu site para lembrar vitória da União Soviética sobre o nazismo, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial.

Confira abaixo a íntegra:

Viva a epopeia do dia 09 de maio

No dia 9 de maio de 1945, na Berlim ocupada pelo Exército Vermelho, os nazistas assinaram sua rendição perante a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas pondo fim à Segunda Guerra Mundial ou a Grande Guerra Patriótica.

Em 22 de junho de 1941, os nazistas invadiram as fronteiras soviéticas e chegaram às portas de Moscou mobilizando cerca de 4,5 milhões de soldados com o apoio de 600.000 veículos, 750.000 cavalos e cerca de 2.700 aeronaves (mais da metade do efetivo da força aérea alemã). Obrigados a recuar pela resistência, a nova estratégia nazista mirou o controle de Stalingrado, onde em julho de 1942, teve início a mais cruel e violenta batalha de toda a guerra.

O Exército Vermelho e o povo armado resistiram pela conquista de cada quarteirão, cada rua, cada casa, cada cômodo. Formaram-se milícias operárias. Um dos palcos desta luta heroica foi a usina de tratores onde os trabalhadores entraram em luta contra tropas invasoras fortemente armadas. No dia 02 de fevereiro de 1943, Stalingrado foi libertada.
Quando o Exército Vermelho já avançava sobre a capital do Estado nazista, Hitler suicida-se, no dia 30 de abril e no dia 9 de maio de 1945, os alemães aceitam a rendição perante os soviéticos.

Essa foi uma vitória estratégica determinante para o futuro da humanidade. Alterou a correlação mundial de forças a favor dos trabalhadores e dos povos e impulsionou os movimentos de libertação nacional e a descolonização. Foi nesta esteira histórica que, no dia 03 de outubro de 1945, foi fundada a Federação Sindical Mundial.

Contudo, passados 73 anos dessa data, a ameaça de uma nova “Guerra Fria” volta a pairar sobre as relações internacionais. O imperialismo dos Estados Unidos e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) promovem conflitos que ameaçam seriamente a paz mundial e fazem crescer, com antigas e novas formas, o fascismo e a intolerância em suas múltiplas dimensões.

A FSM saúda o aniversário dessa epopeia política reafirmando seus compromissos com a defesa da paz mundial, os direitos dos povos, em particular, da classe trabalhadora e convicta da perspectiva socialista como o futuro para a humanidade.

Viva o 9 de maio de 1945, dia da vitória da União Soviética sobre o nazifascismo!

Os servos da exploração e do imperialismo que hoje tentam reescrever os fatos históricos com calúnias e mentiras devem falhar.

Reverência eterna aos milhões de soldados, aos homens e mulheres que tombaram nesta missão pela Humanidade!

A Secretaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.