Dirigente da Fitmetal é reeleito secretário-geral da UIS Metal e Mineração

O secretário de Relações Internacionais da Fitmetal, Francisco Sousa, foi reeleito secretário-geral da União Internacional de Sindicatos da Metalurgia e Mineração (UISMM), durante o 3º Congresso da entidade, realizado entre os dias 19 e 21 de julho, na cidade do Cairo (Egito).

Com a reeleição, o dirigente permanecerá de 2018 até 2023 como o principal líder da organização. As UIS são as divisões por ramo de atividade da Federação Sindical Mundial (FSM), entidade a qual a Fitmetal e a CTB são filiadas.

Em seu discurso de posse para o início do novo mandato, o brasileiro destacou que as áreas de Comunicação e Finanças receberão atenção especial. Além disso, a relação com cada uma das quatro vice-presidências (África-Oriente Médio, Ásia, Europa e América Latina) será mais próxima.

“O mundo vive uma crise histórica e precisamos estar organizados para enfrentarmos a reação que o imperialismo impõe à classe trabalhadora. Os metalúrgicos e mineiros sempre estiveram na linha de frente das lutas em todo o mundo. Precisar de muito diálogo entre nossos sindicatos e federações, para nos fortalecermos mesmo diante de adversidades”, afirmou.

O Congresso

O Brasil levou para o 3º Congresso da Fitmetal uma delegação de cinco dirigentes sindicais. Além do secretário-geral reeleito, estiveram no Cairo Edvando José (Três Marias-MG), Jesuíta Pacheco (Camaçari-BA), Matias Souza (Dias D’Ávila-BA) e Volnei Machado (Carlos Barbosa-RS).

Representando a Fitmetal, Edvando José afirmou que a Federação e a CTB têm ocupado posição de destaque no atual processo de resistência da classe trabalhadora. “A unidade de ação tem sido a marca de nossa luta, enquanto a experiência internacionalista nos guia, com a certeza de que esse é o único caminho para retomarmos o desenvolvimento em nosso país”.

Por sua vez, Jesuíta Pacheco, única delegada presente ao 3º Congresso, fez uma intervenção especial, em nome de todas as metalúrgicas e mineiras do mundo. “Precisamos qualificar cada vez mulheres, para que elas ocupem postos de liderança em nossos sindicatos. Temos, também, que abrir espaços reais para a igualdade de gênero em todo o planeta”.

No total, representantes de 13 países estiverem no Cairo para debater os desafios do sindicalismo classista e das ações para os metalúrgicos e mineiros de todo o mundo. A FSM foi representada por um de seus vice-presidentes, Valentín Pacho, do Peru.

Além da programação regular do Congresso, os anfitriões da Federação de Metalúrgicos ainda articularam uma reunião com o ministro do Trabalho do país, Mohamed Saafan. Na cerimônia de abertura, dirigentes sindicais de diversas categorias prestigiaram o evento.

Além da escolha do secretário-geral, os delegados definiram quais serão os membros do novo Conselho Executivo da UISMM, conforme a relação abaixo:

Secretário-geral: Francisco Sousa (Brasil)
Presidente: Pradip Das (Índia)
Tesoureiro: Abdel Rahman Ibrahim (Egito)
Vice-presidente Ásia: Pritam Parmar (Índia)
Vice-presidente América Latina (em aberto)
Vice-presidente África e Oriente Médio: Khaled El Feki (Egito)
Vice-presidente Europa: Koldo Saenz (País Basco)
Secretaria de Mineração: FNTMMSP – Peru (nome a definir)
Secretaria de Metalurgia: Panayotis Rigas (Chipre)
Secretaria de Mulheres e da Juventude: CNTI – Cuba (nome a definir)

Por Fernando Damasceno, na Fitmetal