CTB envia delegação para estudar práticas trabalhistas e sindicais na China

O acordo de cooperação entre a CTB e a chinesa União Sindical da Província de Anhui, entidade liderada pela central ACFTU (All China Federation of Trade Unions), tem nesta semana o seguimento dos trabalhos acordados em setembro de 2015. Firmado em reunião na sede nacional da CTB, o pacto tem como objetivo principal o intercâmbio nas áreas sindical e laboral, e pretende aprofundar a compreensão dos aspectos políticos e econômicos, sociais e culturais dos dois lados.

1 china

A delegação enviada para Pequim é composta por lideranças cetebistas de todo o Brasil. Liderando o time está Aurino Pedreira, presidente da CTB-BA e um dos principais articuladores do acordo. O acompanham os presidentes (as) estaduais Guiomar Vidor, (CTB-RS), José Gonçalves, (licenciado da CTB-PB), Nara Teixeira (MT), e Jesus Cardoso, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

A agenda foca primariamente no conhecimento das atividades sindicais chinesas. Ele se iniciou com o encontro com o Departamento de Relações internacionais da Federação Nacional de Sindicatos da China, que recepcionou a comissão e ofereceu uma análise conjuntural do país asiático, e seguiu com uma reunião com a União Nacional da província de Anhui, que assina o acordo de cooperação e já havia visitado a CTB Nacional no ano passado. Nos dias seguintes, os delegados visitaram a fábrica Magang Group Holding Co., Ltd, onde conheceram as instalações e prática profissionais antes de se reunírem com o sindicato da empresa, e fizeram o mesmo percurso na Chery Automobile Co. Ltd e na Anhui Heli Co., Ltd.

O acordo de cooperação e amizade prevê também a visita de sindicalistas chineses ao Brasil, em data ainda a ser definida conjuntamente. O acordo, firmado pelo presidente da CTB, Adilson Araújo, e pelo vice-presidente da União Sindical da província de Anhui, Xu Xiadong, tem duração aberta, e continuará a auxiliar os trabalhadores dos dois países na compreensão dos dilemas enfrentados pela classe trabalhadora em nível mundial.

Portal CTB