Contra golpismo, FSM Cone Sul realiza atividades no Paraguai, Argentina e Uruguai

Com o objetivo de definir uma estratégia unitária de luta para derrotar a contraofensiva conservadora na América Latina, a Federação Sindical Mundial (FSM) Cone Sul realiza atividades sindicais no Paraguai, Argentina e Uruguai até o dia 2 de abril.

No Paraguai aconteceu uma plenária, na segunda-feira (21), que debateu a situação da classe trabalhadora no país e na região. O encontro contou com a presença do secretário de Relações Internacionais da CTB e coordenador da FSM Cone Sul, Divanilton Pereira. No fim da plenária, o capitulo paraguaio da FSM fez uma moção em solidariedade a Lula e Dilma, que foi aprovada por todos os presentes.

Durante a atividade, a CTB prestou sua solidariedade aos presos políticos pelo massacre de Marina Kue, assentamento sem-terra localizado município de Curuguaty, que terminou com a morte de seis policiais e 11 camponeses e culminou no golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo, em 15 de junho de 2012.

Pelo crime 11 camponeses, sendo que três são mulheres, foram presos sem provas, acusados pelas mortes dos policiais. Ninguém foi preso pela morte dos sem-terra. Desde então eles estão sendo julgados, hoje (22) ocorre mais uma etapa do julgamento que está sendo acompanhada pela central brasileira.

Médicos forenses argentinos analisaram os cadáveres e comprovaram que os policiais foram mortos com armas “de grosso calibre”. De acordo com o deputado paraguaio do Parlasul, Ricardo Canese, “Os camponeses nunca contaram com este tipo de armas”. Para ele existe parcialidade manifestada pelos juízes e promotores no julgamento dos camponeses de Curuguaty e a intenção de condenar inocentes é clara.

Divanilton segue para Buenos Aires, Argentina, nesta quarta (23), onde será realizada a 3ª reunião da FSM Cone Sul, além de debates e manifestações contra as políticas antissindicais executadas pelo presidente Mauricio Macri. As atividades ocorrem até domingo (27).

Já na segunda (28) será a vez da capital uruguaia Montevideo sediar encontros com sindicatos filiados à FSM daquele país e preparar o 7º Encontro Sindical Nossa América (Esna) que ocorre nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril.

Érika Ceconi – Portal CTB