“A luta pela paz é estratégica para a classe trabalhadora”, diz Nivaldo Santana

O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana, participou, na última quinta-feira (17), da 4ª Assembleia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), em São Luís (Maranhão).

Segundo os organizadores, estão no encontro militantes e ativistas pela paz oriundos de mais de 40 países que também prestigiarão o Congresso do Conselho Mundial da Paz (CMP), realizado pela primeira vez no Brasil. O encontro ocorre até o próximo domingo (20).

Além de Santana, a central sindical está representada nas atividades com uma delegação de dirigentes de vários estados como São Paulo, Bahia, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros. Durante a assembleia, foi eleita a nova direção do Cebrapaz e Antônio Barreto foi escolhido como presidente. Também foram aprovadas resoluções e moções em defesa dos diretos dos países e povos.

Em declaração ao Portal CTB, Barreto informou que irá fortalecer as lutas que a entidade vem travando contra as guerras. “Vamos dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior, faremos todo o esforço para construir e organizar os núcleos do Cebrapaz nos estados”, disse. 

Na opinião de Nivaldo “a luta pela paz é estratégica para a classe trabalhadora e adquire maior importância nessa conjuntura de grave crise do capitalismo e ofensiva belicista do imperialismo contra os povos”, alertou. Segundo ele “a realização vitoriosa da 4ª Assembleia do Cebrapaz é uma grande contribuição à luta dos povos pela paz”, expressou.

Conselho Mundial da Paz

A presidenta do CMP, Socorro Gomes, acredita que “a união entre os movimentos que integram o Conselho é fundamental para promoção da paz, pela justiça, pela soberania popular e nacional, pelo progresso comum e por um mundo livre do colonialismo, da ocupação, da opressão, da exploração, do imperialismo e da guerra”, declarou em entrevista ao Vermelho.

A abertura do congresso, que ocorreu nesta sexta-feira (18), contou com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino. Ele deu as boas-vindas aos pacifistas e destacou os desafios de seu projeto político que busca diminuir as desigualdades sociais e regionais no estado.

No fim do encontro deve ser aprovada uma resolução em defesa da paz e da soberania dos povos.

Érika Ceconi – Portal CTB 
Foto: Ailma Oliveira 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.