O filme Aquarius desnuda o capital que destrói o mundo e a vida para ter lucro

Humberto Carrão, Sonia Braga e Kleber Mendonça Filho, equipe de Aquarius é afinada

Apesar do retrocesso político no país, com o golpe jurídico-parlamentar que trouxe de volta o fantasma do Fundo Monetário Internacional, e todo o caos que isso representa para a classe trabalhadora, o cinema nacional tem uma safra de obras ímpares.

Aquarius, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, já nasce clássico. Causou polêmica desde o protesto promovido pelo elenco do filme no Festival de Cannes, na França, em maio. Por causa disso, a equipe foi alvo de uma denúncia vazia por um crítico.

Também se estabeleceu a idade de 18 anos como mínima para assisti-lo. E para coroar a perseguição golpista, a obra foi preterida pelo Ministério da Cultura na seleção do candidato brasileiro para o Oscar 2017. Com muita delicadeza, Mendonça mostra na telona as transformações que o Brasil sofreu nas últimas décadas.

Com um roteiro sólido, intrincado com uma trilha sonora perfeita, a obra encena a trajetória de Clara (Barbara Colen, no começo e Sonia Braga), uma mulher de fibra, como é forte a mulher brasileira. Através da vida de Clara, a trama desenrola as mudanças do país.

A película se fia totalmente à canção tema Hoje, de Taiguara (1945-1996). Como na música, a questão do tempo é forte do começo ao fim da obra. A plateia se emociona com os versos: “(…) Hoje/Homens sem medo aportam no futuro/Eu tenho medo acordo e te procuro/Meu quarto escuro é inerte como a morte (…)”.

Um filme para a recuperar os tempos da delicadeza sem retroceder, caminhando sim com os olhos no futuro e resistir às opressões no presente. Por isso, “Eu não queria a juventude assim perdida/Eu não queria andar morrendo pela vida/Eu não queria amar assim como eu te amei” (Hoje).

Acompanhe também pelo Facebook aqui.

A vida entre o velho que insiste em ficar e o novo lutando para brotar permeia toda a obra. Quando o herdeiro de uma construtora de Recife, Diego Bonfim (Humberto Carrão) manda introduzir um cupinzeiro no prédio onde Clara morava e se recusava a vender seu apartamento.

Uma certa atualização da famosa frase do escritor paulista Mário de Andrade (1893/1945), no livro Macunaíma (1928) “muita saúva e pouca saúde os males do Brasil são”. Com os cupins representando a voracidade do capital sobre a classe trabalhadora, o meio ambiente, a vida.

Mendonça Filho nos leva a uma viagem incrível de sonhos, magia e cultura. Onde se vê claramente as nuances da luta de classes num país único como é o Brasil. Na resistência fica a esperança no futuro.

“Hoje/Homens sem medo aportam no futuro/Eu tenho medo acordo e te procuro/Meu quarto escuro é inerte como a morte”, como diz Taiguara na canção tema do filme. Em cartaz.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy

Assista trailer de Aquarius 

Um pouco de como o filme foi feito 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.