Nova edição de Olho Crítico denuncia ataque às mulheres e aos direitos da classe trabalhadora

O jornal Olho Crítico, publicação mensal da CTB, chega hoje às ruas denunciando a infeliz declaração da CBF, de que pode acabar com a equipe feminina permanente de futebol. Impossível não analisar a informação no contexto das últimas agressões aos direitos das mulheres que vêm sendo assistidas no país.

Além da perseguição política à presidenta Dilma Rousseff, que pode ser definitivamente afastada da presidência sem que exista crime de responsabilidade contra ela, nestes cem dias de gestão, o governo interino de Michel Temer acabou com o ministério de políticas para as mulheres, montou sua equipe sem a participação de nenhuma ministra e, recentemente, o ministro da saúde declarou que homens vão menos ao médico que as mulheres porque trabalham mais que elas. Revelando toda a sua desinformação, já que dados do IBGE apontam que as mulheres trabalham mais horas que os homens.

A maré reacionária também ataca direitos dos mais pobres e das minorias e Olho Crítico aborda esse assunto em matéria sobre a PEC 241, que desmantela direitos sociais e trabalhistas, e reportagem sobre os planos de Temer de flexibilizar todos os direitos garantidos na CLT.

“É um golpe do capital contra o trabalho, cujo principal alvo é a classe trabalhadora, a democracia e a soberania nacional”, observa Adilson Araújo em artigo que reflete sobre a conjuntura política.

Sem sair do contexto, a sugestão cultural desta edição é a exposição Portinari Popular, em cartaz no Masp, com visitação gratuita nas terças-feiras, que propõe uma reflexâo sobre o trabalho e resgata a dignidade de trabalhadores e trabalhadoras em 50 belíssimas obras. Acesse a versão em PDF aqui.

Boa leitura e divirta-se!

Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.