Mesmo com todos os problemas, o Carnaval de Rua mostra a sua força em todo o país

Em todo o Brasil, milhões fazem a festa carnavalesca brilhar todos os anos. O Carnaval de Rua daqui não tem parâmetros no mundo. É monumental. Somente em São Paulo são 491 blocos no desfile oficial, onde são esperados mais de 4 milhões de foliões nas ruas. No Rio de Janeiro, além das escolas de samba, são 473 blocos, na Bahia os trios elétricos arrastam multidões. Recife e Olinda juntas mantêm um dos maiores carnavais do país.

O Galo da Madrugada – maior bloco do mundo – festeja seus 40 anos de existência nas ruas de Recife com o tema “Galo 40 anos, promovendo o folclore e a cultura de Pernambuco” e a estreia da cantora Vanessa da Mata.

galo da madrugada desfileimg 1609

Por sua vez, o carioca Cordão da Bola Preta comemora 100 com a irreverência de sempre, cantando “a história do Rio de Janeiro e do Brasil”, destaca Heloísa Alves, da área de pesquisa do bloco.. São 100 desfiles, sem interrupção em nenhum ano. É um pouco a memória de cada um que passou por ele e colaborou. É um símbolo do país”.

cordao da bola preta

Em São Paulo são muitos blocos na festa oficial ou fora dela. O bloco afro Ilú Obá de Min homenageia as mulheres quilombolas na festa oficial. “Contando as histórias delas estaremos contando as histórias de cada mulher negra que está no Ilú Obá, assim se fortalecendo com as referências das nossas velhas pretas”, afirma a presidenta do grupo, Beth Beli à Rede Brasil Atual.

Formado exclusivamente por mulheres, o Ilú desfila na sexta-feira (9), às 19h, na Praça da República e na segunda-feira (11), às 15h.

Já o Bloco do Fuá não está no Carnaval oficial, mas faz a folia no domingo (11), às 15, na rua Conselheiro Ramalho 992, uma travessa da avenida Brigadeiro Luís Antônio, perto da estação São Joaquim do metrô.

bloco do fua

Com temas sempre politizados, o Fuá leva para as ruas o enredo “Humanicidades. Carnavalizando essa zona toda. E derretendo a Doriana no asfalto”. As marchinhas de 2018 são “O ovo e a galinha”, “Prefake”, “Presta atenção”. “Humanicidades”.

Com a alegria e descontração de sempre. A partir das 22h, a festa do Fuá ocorre no Al Janiah, na rua Rui Barbosa, 269, no Bixiga, com entrada a R$ 10.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.