Greve Geral: cruzar os braços no dia 30 para legar um futuro decente para as novas gerações

O programa Extra-classe, do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG) teve como tema “Greve Geral e Diretas Já”. E já começa dizendo que a história do Brasil é repleta de golpes autoritários porque a elite acaba com a democracia quando a classe trabalhadora começa a melhorar de vida.

Assista VT do Exta-classe convocando para a Greve Geral

O programa que foi ao ar no sábado (17) pela Rede Minas relata a história da mobilização popular pelas Diretas Já em 1984, quando milhões foram às ruas para derrotar a ditadura civil-militar (1964-1985).

E chega aos dias atuais. Disseca sobre o golpe de 2016 e das novas manifestações em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. Fica claro no andamento do Extra-classe que a unidade é necessária para derrotar o inimigo comum: o capital.

Como diz Hellen Hazan, da Associação Mineira de Advogados Trabalhistas, “estamos sendo governados por empresas que têm um programa de desmonte total de direitos”. Com isso, acrescenta, “a jornada poderá ser de 12h a 16h por dia, 15 minutos de almoço, não vai ter 13º salário”, entre outras barbaridades.

Já Jorge Souto Maior, professor de Direito Trabalhista da Universidade de São Paulo, afirma que a terceirização ilimitada só pode trazer “maior sofrimento à classe trabalhadora, além de piorar o nível de emprego, precarizando as relações de trabalho”.

Assista o programa Greve Geral Diretas Já completo

O sociólogo Ricardo Antunes vai ainda mais longe. Ele diz que “o mercado de trabalho que as empresas querem é ter poucos trabalhadores e trabalhadoras e muito enriquecimento”. Já Celina Arêas, secretária de Formação e Cultura da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) convoca para a Greve Geral do dia 30 com a certeza de que “venceremos a batalha para manter nossas conquistas”.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy