Dia 31 será maior: vídeo da CTB destaca a importância da unidade das forças democráticas

A atriz e cineasta Ana Petta conta, com exclusividade ao Portal CTB, como foi a realização do vídeo feito para a central na manifestação de 18 de março em defesa da democracia, na capital paulista. Ela se diz muito emocionada com a repercussão do trabalho.

“Juntamente com o Adilson (Araújo, presidente da CTB) tivemos a ideia de registrar em imagens esse ato histórico, mostrando toda a diversidade que inundou as ruas de São Paulo naquela sexta-feira, representando toda a diversidade brasileira”, diz Ana.

Assista o vídeo:

De acordo com ela, não havia nenhum roteiro pré-estabelecido. “As ideias surgiram da manifestação”. Ana conta que a inclusão da música “Apesar de você”, de Chico Buarque aconteceu porque havia um grupo de samba tocando essa música.

“Aí pensamos na atitude da mídia golpista, nos cartazes contra a Globo na manifestação e dedicamos esse clássico da MPB à Rede Globo”, afirma. Corte para os dizeres: “Não vamos deixar o futuro repetir o passado”.

O corretor de imóveis Ricardo Gonçalves fala que “o voto tem que ser respeitado. Isso é democracia. Não souberam ganhar. E agora estão mostrando que não sabem perder”. Sobre a eleição de 2014.

Ana fala que o vídeo está fazendo muito sucesso. “Postei ele no meu Facebook e muita gente está compartilhando”, diz ela que a maioria não é do movimento sindical, “são pessoas de áreas muito variadas”.

No final do vídeo aparece o discurso emocionado de Adilson. “Querem rasgar a Constituição, querem acabar com o direito constitucional, querem sepultar o Estado Democrático de Direito. A democracia é a nossa arma. Viva o povo brasileiro”. Para em seguida abraçar o ex-presidente Lula que estava ao seu lado.

A música “Vai Passar”, de Chico Buarque e Francis Hime, segundo a cineasta, foi incluída por uma proposta do montador Paulo Celestino. “Ele argumentou que essa canção é um verdadeiro hino à liberdade e cabia bem nesse momento”.

Ana conta ainda que tinha acabado de finalizar um vídeo em defesa da democracia com a participação de artistas de todos os cantos do Brasil. “Não posso te dar mais detalhes ainda, mas está sendo fácil fazer esses vídeos porque todos querem dar a sua contribuição”. Em breve esse novo vídeo estará no Portal CTB.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB