CTB-BA leva bandeiras de luta para o desfile do 2 de julho

Milhares de baianos foram as ruas do centro Histórico de Salvador na manhã deste domingo, para celebrar o 2 de julho, data que marca a independência da Bahia do domínio português, conquistada em 1823. A CTB e diversos sindicatos filiados participaram da festa, levando as bandeiras de luta para o desfile que homenageia os heróis do povo, representados pelo caboclo e a cabocla, que foram os principais responsáveis pela vitória brasileira.

“Mais uma vez a CTB-BA vem participar desta data tão importante que é o 2 de julho, um dia que tem um espaço para a população vim protestar contra seus direitos, este ano estamos trazendo as nossas bandeiras de luta contra esse governo golpista de Michel Temer, que quer retirar os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país, então pedimos Fora Temer e Diretas Já! ”, ressaltou a vice-presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza.

Com faixas, cartazes e gritos de “Fora Temer”, “Fora ACM Neto” e “Diretas Já! ”, a caminhada saiu da Soledade em direção ao Campo Grande, praça 2 de Julho, com uma parada no Pelourinho que foi realizado um ato político com a presença de entidades do movimento social e sindical, políticos e autoridades públicas.

Bloco da CTB-BA comemora o 2 de Julho contra as reformas e por Diretas Já

Autora da Lei que instituiu o dia 2 de julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada federal Alice Portugal, falou da importância da participação dos trabalhadores em uma data tão importante como o 2 de julho. “Hoje é um momento de renovar o compromisso com a liberdade. O povo baiano vem às ruas por seus direitos e pelas suas garantias como cidadão e cidadã. Exigimos a saída de Temer e desse governo impostor, que quer tirar os direitos previdenciários e trabalhistas da nossa gente. Vamos garantir as eleições diretas para dar ao povo a valorização que tem que ter o voto popular. Queremos um governo eleito e uma nova agenda”, concluiu.

Data nacional

O 2 de Julho tem um significado especial para os baianos e para o Brasil. Foi nesta data que em 1823 as tropas brasileiras entraram vitoriosas em Salvador após mais de um ano guerreando contra os portugueses que se recusavam a reconhecer a independência do Brasil em relação à Portugal. Agricultores, escravos e outras pessoas oriundas do povo foram os principais combatentes da Guerra da Independência da Bahia. Dentre os muitos heróis populares, os mais conhecidos são Maria Quitéria, João das Botas e Maria Felipa, que se destacaram nas batalhas.

Marcivaldo Santos – CTB-BA