Crise na Venezuela é tema de debate nesta quinta-feira (8) em São Paulo

“O que acontece na Venezuela?: a crise do bolivarianismo e os impactos na política internacional” é o tema do debate promovido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto em parceria com a Sociedade “A Lanterna”. O evento será na Faculdade de Direito da USP, nesta quinta-feira (8) às 18h30.

Contexto

Após a morte de Hugo Chávez e a ascensão da liderança de Nicolás Maduro, em 2013, o acirramento da polarização na Venezuela se aprofundou. Uma série crise econômica, em conjunto com uma grande instabilidade política, vem trazendo uma série de discussões acaloradas à tona. Tal conflito se agudizou com a eleição, em dezembro de 2015, com a eleição de uma maioria oposicionista para composição da Assembleia Nacional (órgão legislativo máximo do país).

Críticos do regime — entre os quais, o atual ministro das relações exteriores do Brasil — alegam que o governo Maduro teria características autoritárias, conduzira o país à instabilidade institucional e seria “populista” e irresponsável na política econômica e social. Seus apoiadores, por outro lado, atribuem boa parte da responsabilidade da crise a tentativas golpistas da oposição, que teria apostado suas fichas na sabotagem econômica e em manifestações de violências pelas ruas, assim como à crise da economia mundial iniciada em 2008 e aos propósitos dos EUA na região.

Convidados:

Breno Altman, editor do portal Opera Mundi e da revista Samuel.

Paola Estrada, integrante da Consulta Popular, membro da Articulação dos Movimentos Populares da ALBA e mestranda no PROLAM-USP (Programa de PG em Integração na América Latina).

Gustavo Oliveira, membro do LIVRES (Partido Social Liberal) e Coordenador Regional do Sudeste – Students For Liberty.

Victor Vega, estudante de economia da FGV-SP, imigrante venezuelano nascido em Caracas.

Serviço:

Local: Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Com informações do Centro Acadêmico XI de Agosto