Candidato do PSDB à prefeitura de Santo André é acusado de utilização de trabalho infantil

Os Jornalistas Livres gravaram um vídeo (assista no final) onde entrevistam meninos e meninas de até 11 anos distribuindo material de campanha do candidato Paulo Serra, do PSDB, à prefeitura de Santo André, no ABC Paulista.

Serra enfrenta o atual prefeito da cidade, Carlos Grana, do PT, no segundo turno. A acusação viralizou na internet e é importante porque pela legislação no país ninguém com menos de 14 anos pode trabalhar.

O vídeo mostra a garotada dizendo que ganha R$ 30 para distribuir material de campanha do candidato pelas ruas da cidade, sem lanche e sem nenhum acompanhamento.

A denúncia lembra que o Artigo 403 da Lei 10.097 que alterou dispositivos da CLT no ano de 2000, proíbe empregar menores de 14 anos. Jovens entre 16 e 14 anos só poderão trabalhar em regime de aprendiz, sob a orientação de um adulto e em lugares que não ofereçam riscos físicos, morais e psicológicos.

“Em pleno período escolar em todo o estado, quando os alunos concluem o último trimestre do ano, parece que os tucanos não consideram a rua um lugar suficientemente arriscado para os filhos de pais pobres”, diz a reportagem dos Jornalistas Livres.

Assista 

Portal CTB com Jornalistas Livres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.