Bloco da CTB-BA comemora o 2 de Julho contra as reformas e por Diretas Já

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB-BA) convoca os sindicatos de Salvador e Região Metropolitana para participar do desfile do 2 de julho, Dia da Independência da Bahia.

A concentração do bloco da CTB-BA começa às 7h, em frente à estátua de Maria Quitéria, na Praça da Soledade, centro de Salvador. Neste ano, a ideia é unir todos os sindicatos para sair junto, criando um grande bloco dos trabalhadores e trabalhadoras.

A agenda da classe trabalhadora é o tema principal do bloco da CTB-BA no desfile, além da luta contra as reformas trabalhista e previdenciária e a terceirização ilimitada. O bloco também levantará a voz por Diretas Já.

Ao final do desfile será realizado um ato político, com apresentações culturais e fala de lideranças, às 13h, no Terreiro de Jesus no Pelourinho, centro da capital baiana, mais uma vez.

Ouça o Hino ao 2 de julho, Hino da Bahia 

A história do 2 de julho

Anterior à declaração da Independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, os baianos já se levantaram contra a coroa portuguesa em 19 de fevereiro do mesmo ano.

Após a declaração de Independência por Dom Pedro, vários conflitos localizados se espalharam pelo país para a consolidação do processo emancipador.

Na Bahia, a guerra terminou com a vitória dos baianos somente em 2 de julho de 1823, quando a então província ficou livre dos portugueses e se incorporou à unidade nacional brasileira.

Quase 200 anos depois, os baianos saem às ruas para defender a nação, a democracia, as conquistas da classe trabalhadora, a justiça e a liberdade.

Portal CTB com informações da CTB-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.