Sidebar

20
Sáb, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O boxeador baiano Robson Conceição, medalha de ouro na categoria peso ligeiro (60 quilos) na Rio 2016 criticou nesta quarta-feira (17), os projetos de redução da maioridade penal em tramitação no Congresso Nacional.

Depois de recordar a sua infância pobre, ele defendeu mais investimentos nos programas sociais. “Eu e a Rafaela (Silva, medalha de ouro no judô) viemos de comunidades humildades e surgimos em projetos sociais”.

Por isso, disse Conceição, “não acho justo punir crianças. Isso seria totalmente diferente. Deveríamos, sim, investir mais em projetos sociais e fazer crianças e adolescentes praticarem esportes”.

rafaela silva judo ouro rio 2016

Rafaela Silva, ouro olímpico em 2016 no judô

A discussão sobre a proposta conservadora de redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos voltou à discussão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na semana passada.

A dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Marilene Betros, concorda com o seu conterrâneo. “Reduzir a idade penal, além de trazer prejuízos ao desenvolvimento dos adolescentes, só contribui para o aumento da criminalidade”.

Já o relator especial da Organização das Nações Unidas sobre tortura, Juan Méndez, pediu a rejeição pelos parlamentares brasileiros das propostas de redução da maioridade penal, nesta quinta-feira (18). Ele é contra inclusive ao aumento da internação dos jovens infratores.

juan mendez onu tortura

Juan Méndez, relator sobre tortura da ONU

Para ele, “a aprovação dessas propostas agrava a atual superlotação dos presídios em todo o Brasil, condição que frequentemente contribui para o tratamento cruel, desumano e degradante”.

Betros acredita ser “muito mais produtivo os governantes aumentarem os investimentos em educação, cultura, esporte e lazer, criando políticas públicas capazes de atender às necessidades de crescimento das crianças e jovens”, porque, “repressão nunca resolveu nada”.

Leia mais

Rio 2016: medalhistas brasileiros defendem a continuidade dos programas sociais do esporte

No Senado, especialistas afirmam que reduzir a maioridade penal só aumenta criminalidade

Marcos Aurélio Ruy - Portal CTB com agências

0
0
0
s2sdefault