Sidebar

Qua, Jun

• Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O setor portuário nacional, que responde por 97% do comércio exterior no país, aderiu à greve nacional desta sexta-feira (28), informou Mário Teixeira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Portuários (Fenccovib) e dirigente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O movimento envolve mais de 150 sindicatos em todo o país e teve o respaldo da Federação Nacional dos Engenheiros, da Federação Nacional dos Petroleiros e da Fenccovib. O impacto da paralisação nos portos é sentido principalmente no comércio exterior, já que a atividade concentra pelo menos 97% das trocas comerciais.

A decisão da categoria é uma resposta ao avanço, no Congresso, de pautas que retiram direitos garantidos aos trabalhadores e trabalhadoras. Entre as mudanças mais nocivas ao setor, estão a aprovação da prevalência do negociado sobre legislado, a ultratividade e o fim da contribuição sindical assistencial.

Portal CTB