Bancários ampliam para 171 o número de agências fechadas em Sergipe

No quinto dia de greve por tempo indeterminado, o movimento grevista dos bancários cresceu na capital e no interior sergipano. No segundo dia da greve, 148 agências estavam fechadas. Nesta segunda-feira, no 5º dia, a greve chegou a 171 agências e pontos de atendimentos dos setores público e privado (interior e capital).

O balanço da greve foi realizado na noite da segunda-feira(23), durante assembleia geral da categoria. No encontro, os bancários decidiram participar nesta terça-feira (24), às 15h, do ato público em defesa do Banco do Estado de Sergipe (Banese). A manifestação é organizada pela Central dos Trabalhadores do Brasil(CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conlutas  e movimentos sociais contra o leilão das contas da Prefeitura de Aracaju (PMA), deflagrado pelo prefeito João Alves (DEM). O ato acontecerá na porta do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, localizado no bairro Ponto Novo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza a greve chegou aos quatro cantos do estado. “Os bancários e bancárias continuam demonstraram força e unidade. No sertão, nas cidades como Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Porto da Folha quase todas as agências estão fechadas”, afirma José Souza.

Em todo o País, as paralisações atingiram 9.015 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 estados e Distrito Federal, um crescimento de 23,8% em relação à sexta-feira 20. Da base da Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe (FEEB), no quinto dia de paralisação, os trabalhadores fecharam um total de 893 agências nos dois estados, um aumento de 253 unidades desde o primeiro dia de paralisação. No País, do balanço do segundo dia, a greve da categoria alcançou mais de 6.000 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal.

Do setor privado, Sergipe tem 36 agências e do setor público, 177 agências e pontos de atendimentos. Do setor público, o Banco do Estado de Sergipe conta com 74 agências espalhadas em todo o estado; o Banco do Brasil, com 51 agências, a Caixa Econômica tem 36 e o Banco do Nordeste 16. Do setor privado estão em Sergipe, 12 agências do Itaú/Unibanco; 16 do Bradesco; cinco do Santander; duas do HSBC e uma do Mercantil do Brasil.

Por Déa Jacobina – Seeb-SE