Servidores anunciam greve contra comissionados do Daerp em Ribeirão

Os servidores do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) confirmaram no final da tarde desta terça-feira (24) que novamente entrarão em greve para exigir a saída dos comissionados do órgão ligado à Prefeitura. O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão confirmou a segunda paralisação do Daerp em menos de uma semana depois de uma reunião sem acordo com o superintendente interino da autarquia, Marco Antônio dos Santos.

Além do afastamento dos comissionados, os servidores são contrários aos cortes recentemente anunciados pela administração municipal no pagamento de horas extras e do valor referente a um terço das férias eventualmente vendido pelo servidor. No entanto, durante a reunião Santos propôs apenas a manutenção das horas extras para os funcionários do setor de operações e não deu prazo nem detalhes sobre a prometida demissão de pessoas em cargos de confiança.

Segundo o presidente do sindicato, Wagner Rodrigues, serão interrompidos os serviços prestados nos postos do Daerp no bairro Ipiranga e no Centro. Uma assembleia geral com os servidores está marcada para esta quarta-feira (25) às 17h.

“Nenhum comissionado sem vínculo foi demitido. O governo só quer cortar na carne dos trabalhadores e isso não vamos aceitar de forma alguma. Se o governo não tem nenhuma proposta para os servidores, nós temos: paralisação”, afirmou Rodrigues, em nota enviada pela assessoria de imprensa do sindicato.

Paralisação

A primeira paralisação dos funcionários do Daerp foi no dia 19, exigindo melhores condições de trabalho e a extinção de cargos comissionados na autarquia. Segundo eles, os concursados não podem ser onerados pelos cortes anunciados para reequilibrar a folha de pagamento aos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Marcos Antônio dos Santos continua como superintendente interino do Daerp (Foto: Reprodução/EPTV)Proposta de Marco Antônio dos Santos nao agradou
servidores do Daerp (Foto: Reprodução/EPTV)

Os servidores voltaram ao trabalho na sexta-feira (20) depois de Marco Antônio dos Santos anunciar a suspensão temporária de oito funcionários de cargos comissionados da autarquia.

Infraestrutura

Enquanto os funcionários do Daerp decidiram fazer nova greve, um grupo de 70 servidores municipais de carreira da Secretaria de Infraestrutura decidiu retornar ao trabalho na manhã desta terça-feira após a Prefeitura anunciar a exoneração de quatro cargos comissionados na pasta. Os profissionais estavam parados desde segunda-feira (23) pedindo a saída dos profissionais contratados por indicação.

A categoria também pedia melhoria nas condições de trabalho na Infraestrutura, como reforma de veículos e que os servidores ocupassem a supervisão de departamentos – função chamada de encarregadoria – que atualmente são preenchidas por profissionais de uma empresa terceirizada

Uma nova assembleia com os servidores será realizada no DAERP da Rua Pernambuco na quarta-feira, às 17 horas.