Desemprego cresce 10,2% no 1º trimestre

Formatado unicamente para tocar a agenda ultraliberal, atender os interesses do grande capital e fortalecer a supremacia dos Estados Unidos no continente, o governo Bolsonaro continua espalhando miséria e medo entre os brasileiros. Somente no primeiro trimestre do ano, o desemprego aumentou 10,2%. É demais.

Quer dizer, de janeiro a março mais 1,2 milhão de pessoas no Brasil passaram a engrossar o exército de desempregados. O número total de brasileiros e brasileiras sem emprego saltou para 13,4 milhões. É muita gente. A falta de confiança predomina em todos os setores da economia, com exceção do sistema financeiro, com lucros cada vez maiores.

Os dados são do IBGE, que também indica um aumento de 5,6% na população subutilizada no mercado de trabalho, que hoje atinge 28,3 milhões de pessoas.

A situação é altamente preocupante pois em um cenário economicamente tão desfavorável o governo acaba com o programa de valorização do salário mínimo, quer extinguir as férias, o 13º salário e o FGTS, além de impor uma reforma da Previdência que acaba com a aposentadoria. Cenário sombrio.

 

Com informações de bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.