08 de Março é comemorado com lançamento da revista Mulher D’Classe no MA

O Dia Internacional da Mulher foi marcado, na última sexta-feira (8), em São Luís (MA), pelo lançamento da revista “Mulher D’Classe”, no Maranhão, instrumento de comunicação popular da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que dá visibilidade à luta das mulheres por igualdade de direitos, no Brasil.

ctbma 08 marco2013-panfletagem julio

ctbma 08 marco2013-comemoracao

O evento, promovido pela CTB, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), ocorreu no Hotel Grand São Luís (Centro Histórico) e contou com a participação de representantes de sindicatos, membros do poder público municipal e estadual, assim como trabalhadoras de diversos segmentos da sociedade.

O presidente estadual da Central, Júlio Guterres, destacou, na abertura do evento, que a construção de uma sociedade passa pelo protagonismo das mulheres. “Não podemos mudar a sociedade sem que as mulheres participem das mudanças radicais que precisam ser feitas, pois elas já são a maioria”, afirma.

Para a vice-presidente do Sinproesemma, Benedita Costa, que também aproveitou a oportunidade para refletir sobre a data, o olhar das mulheres foi fundamental para as recentes modificações sociais. “As mulheres avançaram muito e é preciso seguir adiante com as mudanças, promovendo melhorias por meio dos sindicatos, no trabalho e também nos locais de poder”, destaca.

Juventude

O lançamento da revista da CTB também foi prestigiado pela classe estudantil.  A presidente estadual da União Nacional dos Estudantes (UNE), Renata Pearce, ressaltou a importância da contribuição das mulheres nos avanços sociais. “Precisamos botar nossas caras nas manifestações, porque sabemos mais do que ninguém, dos preconceitos que a sociedade comete todos os dias”, destaca.

ctbma 08 marco2013-3

ctbma 08 marco2013-4

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, também deu sua contribuição nas homenagens ao Dia da Mulher, ressaltando conquistas e necessidade de manter a luta constante por mudanças que promovam as condições de igualdade de gênero.

Ao final dos debates, a dirigente do Sinproesemma e diretora da CTB nacional, Hildinete Rocha, agradeceu às trabalhadoras que prestigiaram o evento e aproveitou para enfatizar o objetivo da nova publicação da CTB. “A revista é um instrumento de formação não só destinado às mulheres, mas aos homens também, porque traz a discussão de temas ligados ao dia a dia da sociedade, como o desenvolvimento, educação e violência”, afirma.

Conscientização no comércio de São Luís também marca comemoração pelo Dia da Mulher

A programaçãodo 08 de março prosseguiu no final do dia com uma grande panfletagem no centro comercial de São Luís.

Um grupo de mulheres, a maioria dirigentes da CTB e do sindicato, percorreu a Rua Grande, da Praça João Lisboa até a Praça Deodoro, levando informação, em um importante trabalho de conscientização, por meio de panfletos, cujo texto ressalta a importância do papel da mulher na sociedade, principalmente no mercado de trabalho.

A vice-presidente do Sinproesemma, Benedita Costa,  a secretária de Finanças do sindicato, Hilde Rocha, e a secretária da Mulher Trabalhadora, Jori Mary Santos, coordenaram a atividade, que contou com o apoio do presidente estadual da CTB e secretário de Imprensa do Sinproesemma, Júlio Guterres, e do diretor da CTB, Joel Nascimento.

ctbma 08 marco2013-panfletagem 3

ctbma 08 marco2013-panfletagem 4 Hilde

Palestra

Antes da panfletagem, o grupo participou de uma palestra sobre os direitos da mulher, promovida por entidades do Movimento de Mulheres e Prefeitura de São Luís, no Teatro Municipal (antigo Cine Roxy).

A vice-presidente do Sinproesemma, Benedita Costa, participou da mesa de abertura e deu sua contribuição no evento, destacando os avanços e as dificuldades da luta da mulher por igualdade de direitos na sociedade.

Durante o evento, o secretário de Imprensa do Sinproesemma, fez o trabalho de conscientização, distribuindo panfletos aos participantes.

ctbma 08 marco2013-sinproesemma seminario

ctbma 08 marco2013-sinproesemma seminario3

 

Por Claudia Leal/Assessora de Comunicação (Sinproesemma)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.