Organizações sociais participam de jornada mundial em solidariedade à Venezuela

Como resolução do último Encontro Sindical Nossa América (Esna), integrado por centrais sindicais de toda a região, realizado no começo do mês no Uruguai, o dia 19 de abril será marcado por uma jornada mundial de solidariedade à Venezuela.

Na data, em que é comemorada a independência daquele país, movimentos sociais de diversas cidades do continente protagonizam manifestações contra as agressões imperialistas sofridas nas terras de Simón Bolívar.

No Brasil, a CTB acompanhada por lideranças sindicais, populares e políticas entregou um documento (leia aqui a íntegra) no Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela em São Paulo, no qual denuncia “a ofensiva reacionária que inclui uma feroz guerra econômica, visa impor o retrocesso neoliberal e faz parte de uma onda conservadora bem mais ampla que está em curso no continente americano”, alerta o comunicado recebido pelo vice-cônsul Robert Torrealba.

Gilda venezuela contra golpe

Gilda Almeida entrega documento assinado por entidades solidárias à Venezuela

Por sua vez, Torrealba agradeceu a manifestação dos brasileiros, ele lembrou que hoje completam-se três anos que o presidente Nicolás Maduro assumiu o cargo. Ele também aproveitou a ocasião para prestar solidariedade ao Brasil neste momento em que a região como um todo sofre sérios desafios. “Somente a unidade dos povos vai sobrepor esta conjuntura difícil”, expressou aos presentes.

Neste sentido, a presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, destacou a importância da unidade dos povos em defesa dos direitos alcançados durante o ciclo de governos progressistas na América Latina. “A solidariedade é o cimento da nossa força. Vamos impedir novas agressões contra a vitória do povo”, destacou a pacifista.

Portal CTB