Sidebar

Seg, Jun

• Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Operação Alba Branca, que investiga desvio de dinheiro público destinado a merendas escolares, prendeu na manhã desta terça-feira (29) o ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Leonel Julio, de 80 anos, e mais seis investigados por fraude na merenda escolar. Também foi decretada a prisão do presidente da União dos Vereadores do Estado, Sebastião Misiara. A decisão é da Justiça de Bebedouro (a 381 km da capital), onde ficava a base da organização.

Eles são acusados de fraude em procedimento investigatório, organização criminosa e formação de quadrilha e suspeitos de participar de um esquema de fraudes nos contratos para fornecimento de merenda para escolas da rede pública estadual e também municipais. O esquema envolvia o pagamento de propina a agentes públicos e era liderado pela Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), que mantinha contratos para fornecimento de alimentos com diversas prefeituras.

A Alba Branca aponta para o suposto envolvimento do atual presidente da Assembleia de São Paulo, deputado Fernando Capez (PSDB) e de outros parlamentares. A investigação sobre Capez, que já teve a quebra de sigilo decretada por um juiz, está em curso no Tribunal de Justiça do Estado.

Manifestação

A denúncia feita pelo Ministério Público do esquema de superfaturamento, cobrança de propina e outra série de irregularidades na gestão da merenda escolar no estado de São Paulo é alvo de manifestação dos estudantes.

Alunos de escolas públicas em parceria com outras entidades educacionais protestaram nesta terça-feira 29, na avenida Paulista e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para pressionar deputados a abrirem uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar indícios, testemunhos e contratos relacionados à compra da merenda.

Portal CTB com agências e Jornalistas Livres

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.