Presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB) é acusado de ficar com desvios da merenda

O lobista que atuou no esquema de desvios da merenda escolar em São Paulo, Marcel Ferreira Julio afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB), era destinatário de parte da propina. Marcel fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público, homologado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na terça-feira (5).

Marcel afirmou ter tratado dos pagamentos com dois ex-assessores de Capez, Jéter Rodrigues e Merivaldo dos Santos, além de Luiz Carlos Gutierrez, o Licá, ainda auxiliar do tucano e muito próximo dele.

Os servidores disseram a Marcel, segundo a delação, que a propina era destinada para fins eleitorais. O contato entre o lobista da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) e a equipe do tucano aconteceu na época das eleições de 2014, quando Capez foi o deputado estadual mais votado do Estado.

Hoje todos à assembleia da Apeoesp para descobrir onde está o dinheiro da merenda das crianças

O depoimento de Marcel, filho do ex-deputado Leonel Julio, também investigado pela Operação Alba Branca, era o mais esperado, pois ele é visto como o elo entre a cooperativa e os políticos. O lobista se apresentou à polícia na semana passada depois de ficar mais de dois meses foragido.

Em nota, o deputado Fernando Capez afirmou nesta quinta (7) que foi inserido “cunho político eleitoral” na Operação Alba Branca, enquanto a “apuração legítima e isenta” da Corregedoria-Geral da Administração, ligada ao governo do estado, “demonstrou que não houve fraude nos contratos com a Secretaria Estadual da Educação”.

Fonte: Brasil 247