Sidebar

Seg, Jun

• Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (26), os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) decidiram aprovar a proposta da empresa e encerrar a greve iniciada no último dia 22.

Apresentada em audiência na sexta-feira (23) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a proposta mantém as cláusulas sociais, inclusive a garantia no emprego de 96% e a cesta de Natal, e reajuste de salários e benefícios em 3,71% (FIPE).

De acordo com Rene Vicente, presidente do Sintaema (Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP) e da CTB São Paulo, no início da audiência a Cetesb tentou diminuir o índice da garantia no emprego. No entanto, a tentativa foi rechaçada pelo sindicato. No final a empresa manteve os 96%, porém retirou a proposta de aumentar o vale-refeição em mais 3,5% em novembro deste ano.

Para Rene Vicente, o resultado da campanha foi positivo. "Conseguimos manter o ACT e igualarmos o acordo com as principais empresas do Estado apesar da intransigência da empresa em descontar 50% das horas paralisadas. Portanto, avaliamos como positivo a manutenção do ACT sem perder nenhum direito", avalia.

Confira a proposta aprovada:

-Reajuste de 3,71% (FIPE) sobre os salários e piso salarial;
    -Reajuste de 3,71% sobre os benefícios de auxílio-creche, gratificação de férias (parte fixa), vale-refeição, vale-alimentação, cesta de Natal e auxílio-excepcional;
    -Manutenção das cláusulas sociais do acordo anterior, inclusive a garantia no emprego de 96%;
    -Pagamento do retroativo sobre os salários e benefícios: maio será pago até o 2º dia de agosto/2017, e junho será pago até o 2º dia útil de setembro.
    Os trabalhadores também aprovaram protesto no dia 30 de junho, data da greve geral contra a reforma trabalhista e pelo direito de se aposentar.

PortalCTB com Sintaema

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.