Sidebar

Seg, Jun

• Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Reunidos em assembleia na noite desta quinta-feira (04), metroviários e metroviárias de São Paulo decidiram suspender a greve de 24h marcada para esta sexta-feira (05), contra o aumento da jornada de trabalho.

A decisão da categoria foi motivada pela sentença do Juiz Fábio do Nascimento Oliveira, da 50ª Vara do Trabalho, que prorrogou por mais 90 dias, a intrajornada de meia hora.

De acordo com o diretor Jurídico do Sindicato dos Metroviários, Flávio Montesinos Godoi, com a decisão, a entidade terá que homologar no SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) as portarias que garantam a manutenção das escalas e jornadas.

De acordo com o dirigente, durante a assembleia a categoria decidiu retornar imediatamente aos horários normais.

Entenda

Em fevereiro deste ano, uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho, estipulou a prorrogação por 90 dias para a mudança do intervalo de refeição da categoria, chamado de intrajornada. No entanto, a empresa sem aviso prévio iniciou a implantação da alteração.

Atualmente a intrajornada é um intervalo remunerado de almoço de 30 minutos, feito dentro da jornada diária de trabalho de oito horas. Pela novas regras, o intervalo passará a ser de uma hora, porém fora da jornada diária. A intrajornada está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, artigo 71), desde que regulada por portaria do Ministério do Trabalho.

Portal CTB

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.