Rio de Janeiro: crianças refugiadas desfilam na Sapucaí pela escola mirim da Mangueira

Quarenta crianças em situação de refúgio no Brasil terão uma experiência inédita neste carnaval: elas desfilarão na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, terça-feira (9), às 20h, como integrantes da escola Mangueira do Amanhã, ligada à tradicional escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. Participarão do desfile foliões mirins de sete países: Síria, Jordânia, Palestina, Sudão, Angola, Congo e Líbia. Todos vivem no Brasil com seus familiares.

A participação das crianças em situação de refúgio foi uma sugestão da cantora Maria Bethânia, que será homenageada neste ano pela Mangueira em seu desfile oficial. A escola entrará na avenida na madrugada de segunda-feira (8).

Todas as crianças são acompanhadas pela organização não-governamental brasileira IKMR (do inglês “I Know My Rigths” – ou Eu Conheço Meus Direitos) e conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

O time mirim da Mangueira levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Era uma vez… A Mangueira do Amanhã vai contar para vocês”, do carnavalesco Clebson Prates. Participarão 1.800 crianças, divididas em 21 alas. As 40 crianças refugiadas sairão na ala “Pluft, o fantasminha”.

“É uma oportunidade única de possibilitar às crianças refugiadas o acesso à cultura brasileira de uma forma lúdica por meio do carnaval, uma das festas mais populares e representativas do mundo, tão rica em sua diversidade”, diz a fundadora e presidente da IKMR, Vivianne Reis.

A escola de samba mirim Mangueira do Amanhã é um dos projetos que compõem o Programa Social da Mangueira. Fundada em 1987 pela cantora Alcione, hoje presidente de honra do grupo, a escola reúne cerca de 2 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, da Mangueira e de comunidades vizinhas. Todos os participantes precisam estar matriculados na escola.

Serviço

Desfile da escola de samba “Mangueira do Amanhã”, com participação de crianças refugiadas
Quando: 9/02, terça-feira, a partir das 20h
Onde: Sambódromo do Rio de Janeiro – Marquês de Sapucaí
Quanto: Gratuito

por Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.