Sidebar

Qui, Jun

• Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Educadoras e educadores capixabas têm programa definido para este sábado (23). A partir das 8h30 ocorre o lançamento do Fórum Nacional Popular de Educação do Espírito Santo (FNPE-ES), no campus de Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Para falar sobre a conjuntura e a mobilização para a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), confirmaram presença Heleno Araújo, coordenador do FNPE e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Gilson Reis, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Veja o convite abaixo:

fnpe es convite lancamento

“Nós vemos a construção desse fórum e da Conape 2018 como fundamentais para a melhoria da educação e o contraponto aos sucessivos ataques que esse setor estratégico vem sofrendo com cortes no orçamento”, diz Jonas Rodrigues de Paula, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Espírito Santo (CTB-ES).

Já Josandra Rupf, secretária de Educação e Cultura da CTB-ES afirma que “a educação no Espírito Santo está abandonada, o magistério desvalorizado e as escolas sem infraestrutura básica para um ensino de qualidade”.

Ela explica que o governo estadual “acabou de firmar uma parceria com a organização Ensina Brasil. Deixando claro a sua intenção de privatizar a educação pública, possibilitando inclusive a contratação de profissionais que não têm formação em pedagogia”.

“Muito importante a participação de todas as entidades envolvidas com educação no estado para nos unirmos e juntos defendermos a valorização profissional”, afirma Edson Gomes Soares, presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo (SindEducação-ES).

Além de defender a valorização profissional, Soares acredita na importância de “unidade da classe trabalhadora para barrar todos os projetos contra os nossos interesses”, define.

“O lançamento do FNPE-ES será o ponta pé inicial para o amplo debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), praticamente extinto pelas leis aprovadas pelo governo federal”, assinala Marilene Betros, secretária de Políticas Educacionais da CTB.

De acordo com Betros, a educação está ameaçada, por isso, “o movimento educacional deve se organizar com firmeza para defender a aplicação do PNE porque a educação corre sérios riscos”. Além de a “Escola Sem Partido pairar sobre a cabeça do magistério, impedindo a autonomia e a necessária liberdade para um ensino em condições adequadas”.

logo ctb educacao

Entidades que compõem o FNPE-ES:

ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação

ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação

APG – Ufes – Associação de Pós-Graduandos – Universidade Federal do Espírito Santo

Assessoria do Deputado Givaldo Vieira

Assessoria do Deputado Helder Salomão

ASSOPAES – Associação de Pais e Alunos do Espírito Santo – núcleo Cariacica/ES

Comitê Campanha pela Educação

COMECES – Comitê da Educação do Campo – Espírito Santo

COMEV – Conselho Municipal de Educação de Vitória

COMEC – Conselho Municipal de Educação de Cariacica

CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Conselho LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Cariacica/ES

CTB – ES – Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Do Brasil

CUT – ES – Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Federação Capixaba Esportiva

FETRAEE – Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino no Estado do Espírito Santo

FOPEIES – Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo

Fórum Municipal de Educação de Vila Velha-ES

Fórum Municipal de Educação de Vitória-ES

Fórum Estadual LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Espírito Santo

Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo

GRUFAE – UFES – Grupo de Pesquisa, Formação e Atuação de Educadores – Universidade Federal do Espírito Santo

IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

LAGEBES – UFES – Laboratório de Gestão da Educação Básica – Universidade Federal do Espírito Santo

NEPALES – UFES – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita – Universidade Federal do Espírito Santo

SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica

SINDIUPES – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo

SINPRO-ES – Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo

SINDEDUCAÇÃO – Sindicato da Educação

UNALGBT – União Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Serviço:

o que: Lançamento do Fórum Nacional Popular de Educação do Espírito Santo

Onde: Ifes de Cariacica

Rodovia Governador José Sette, 184. Itacibá

Quando: Sábado (23), às 8h30

Portal CTB - Marcos Aurélio Ruy

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.