SEEB-SE alerta bancários e bancárias sobre direitos em casos de doenças ocupacionais

Foto: bancários-se.
Diante do aumento de casos de doenças ocupacionais, especialmente as de natureza psicológica, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) reforça a importância da prevenção de doenças ocupacionais e orienta os trabalhadores e trabalhadoras quanto aos direitos frente aos problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Sobre os procedimentos a serem adotados em caso de afastamento do trabalho por motivos de saúde relacionados às atividades laborais, o secretário de Saúde do SEEB/SE, Halim Mauad afirma que a principal recomendação é garantir a emissão do Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento obrigatório para que o trabalhador tenha direito aos benefícios previdenciários, como o auxílio-doença acidentário. “O CAT deve ser solicitado sempre que houver um nexo causal entre a doença e as atividades exercidas na empresa”, explica o dirigente sindical.

O sindicato orienta os bancários a estarem atentos aos seus direitos e a buscar auxílio sempre que necessário. Ao solicitar o CAT e os demais documentos, o trabalhador garante o acesso aos benefícios previstos em lei. Para mais informações, entre em contato com o SEEB/SE.

Documentos necessários:

Para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar os seguintes documentos:

Relatório médico: Com detalhamento dos sintomas, diagnóstico, nexo causal com o trabalho e dias de afastamento.

DUT (Data de Último Dia Trabalhado): Emitido pelo empregador.

CAT: Devidamente preenchido e cadastrado.

Como proceder:

Em caso de afastamento superior a 15 dias, o trabalhador tem 5 dias úteis a partir do 16º dia para solicitar o benefício pelo aplicativo MEU INSS. Caso o empregador não emita o CAT, o bancário deve procurar o SEEB/SE para auxílio.

Atendimento no SEEB/SE:

O sindicato oferece atendimento especializado para auxiliar os trabalhadores na emissão do CAT e em outras questões relacionadas à saúde ocupacional. As segundas e terças-feiras são os dias com maior disponibilidade.

Importância do CEREST:

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Aracaju também pode auxiliar na avaliação do nexo causal entre a doença e o trabalho.