Independência da Bahia: CTB participa de celebração do 2 de julho em Salvador

Foto: CTB-BA.

O 2 de Julho é uma data especial para o povo baiano, por representar a consolidação definitiva da Independência do Brasil. Nesta terça-feira (2), milhares de pessoas e entidades sociais foram às ruas de Salvador para celebrar a Independência da Bahia. A festa contou com a presença do presidente Lula e a primeira dama, Janja Lula da Silva, que acompanharam o governador Jerônimo Rodrigues. O cortejo segue o mesmo roteiro dos heróis e heroínas que expulsaram definitivamente as tropas portuguesas do país, nove meses após Dom Pedro I ter anunciado a independência do Brasil, em 1822. O presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, participou do cortejo.

Com a CTB, também participaram do cortejo a APLB-Sindicato, ASSUFBA, Sindicato dos Bancários, SintraSuper, Sindicato dos Comerciários, Federação dos Bancários, Sintracom-BA, Federação dos Comerciários, Federação dos Metalúrgicos, Fetracom-BA e SintraSuper, além de entidades como UBM, UNEGRO, UJS e Cebrapaz.

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a importância da participação das entidades sindicais: “Seguramente, a história do 2 de Julho, com seus heróis e heroínas, nos inspira a lutar pelas causas do nosso povo e da classe trabalhadora. Nossa data maior e outras batalhas desenvolvidas aqui mostram que somos aguerridos. A presença do presidente Lula reforça o simbolismo de quanto a Bahia tem contribuído para transformar o Brasil, especialmente nos momentos difíceis. Nossa Central e seus sindicatos estarão sempre presentes nessa festa da liberdade”, destacou.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, sublinhou que a história de resistência, soberania e luta do povo baiano é exemplar. “Hoje nos defrontamos com a necessidade de mobilização diuturna das forças democráticas e progressistas contra o imperialismo e o neofascismo, em defesa da soberania nacional, do desenvolvimento, da democracia e da justiça social. Enfrentamos forças poderosas, internas e internas, mas mobilizando e elevando a consciência do nosso povo nós vamos sair vitoriosas”.

História

Na madrugada de 2 de Julho de 1823, a cidade de Salvador amanheceu quase deserta e o exército português deixou definitivamente a província da Bahia. Destacaram-se no episódio figuras como Maria Felipa, Maria Quitéria, a freira Joana Angélica, o General Labatut, o corneteiro Lopes, João das Botas, Lima e Silva, além do povo baiano, representado no desfile pelas figuras do caboclo e da cabocla.

Informações: CTB-BA.