Servidores da educação assinam acordo com o governo pelo fim da greve: “Foi uma greve muito dura contra o sistema”

Foto: fasubra.

Na noite da quinta-feira (27), três entidades da educação federal — Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), SINASEFE e ANDES-SN — através de seus representantes, assinaram o acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O ato de assinatura do termo de acordo com o governo, que finaliza a greve de técnico-administrativos e docentes das universidades e institutos federais, contou com a presença da ministra Esther Dweck (MGI) e do ministro Camilo Santana, do Ministério da Educação (MEC).

“A greve que durou 107 dias, mas agora assinado a nota vai para as assembleias e a possibilidade é que muitas das universidades retornem às suas atividades a partir da semana que vem. Com respeito a todo o tempo, ao timing de cada entidade, pela sua autonomia. Foi uma greve muito dura contra o sistema, um governo que tem privilegiado apenas alguma uma Central sindical, privilegiando o debate apenas com o setor do movimento sindical. Nós lutamos, convencendo, socializamos com a sociedade organizada, a população, nós dialogamos com eles. Essa greve foi uma das mais bonitas e unitárias que já tivemos, os trabalhadores mais novos, alguns nunca tinham feito greve, porque já faz um tempo que nós não fazíamos greve, porque a repressão e a democracia não existiam. Uma democracia retomada, então nós tomamos agora a iniciativa porque vencemos o atraso e agora nós vamos querer valorizar os trabalhadores técnicos, iniciativas das universidades federais e institutos federais. Parabéns à Fasubra sindical, parabéns ao Sinasef. Felicito a coordenação em nome de toda a direção da CTB. Outras lutas virão e muito breve voltaremos para resistir e valorizar os trabalhadores do serviço público e valorizar ainda mais os técnicos administrativos das universidades e institutos. E ‘Um passo atrás, para dois passos à frente’, como diria o Lenin1″, disse João Paulo Ribeiro (JP), secretário nacional do Serviço Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB

Em frente ao MGI, acontecia mais um ato unificado das três entidades, entoando frases que foram destaque durante todo o período de greve dos técnico-administrativos e dos docentes: ‘A NOSSA LUTA É TODO DIA. EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA’.

Após o ato de assinatura do termo de acordo, os representantes das entidades e a deputada federal Erika Kokay, que acompanhou a cerimônia do governo, deram os informes finais da GREVE DA EDUCAÇÃO FEDERAL DE 2024. Pela FASUBRA, pronunciaram-se as Coordenadoras Gerais Ivanilda Reis, Loiva Chansis e Cristina del Papa.”

Com informações: FASUBRA.