A CONTUA manifesta sua preocupação com escalada repressiva na República Argentina

Foto:Tomas Cuesta /AFP.

A Confederação dos Trabalhadores das Universidades das Américas – CONTUA, organização sindical regional que representa 25 federações e sindicatos nacionais de 19 países, e faz parte da Internacional de Serviços Públicos (ISP), expressa sua preocupação com os atos de repressão injustificada e a detenção prisional de pessoas inocentes, que, exercendo seu direito legal de protesto, manifestaram-se diante do Congresso Nacional contra a sanção da chamada “Lei de Bases”.

Exigimos a libertação imediata dos detidos e a garantia de processos judiciais transparentes, baseados na presunção de inocência e no respeito pelos direitos humanos, ambos consagrados na Constituição Argentina e nos Tratados Internacionais.

Em ritmo vertiginoso, vemos na Argentina um panorama de declínio crescente dos direitos sociais e da estruturação de sistemas jurídicos e dispositivos policiais, com objetivo de frear as demandas coletivas por meio da repressão, do medo e da intimidação física, combinados com o uso de meios digitais “violentos”, “paraestatais” que espalham informações falsas, insultando aqueles que se opõem à essas políticas regressivas.

Na semana passada, na Organização Internacional do Trabalho (OIT), a CONTUA juntamente com a Internacional dos Serviços Públicos (ISP) participaram nos diferentes espaços de denúncia da violação dos direitos laborais promovidos pelo Governo Milei. No mesmo sentido, atuaremos em fóruns de direitos humanos para denunciar as violações do exercício dos direitos fundamentais e direitos humanos.

Hoje mais do que nunca sabemos que sem lutas não há vitórias.

Marcelo Di Stefano
Secretário Executivo

Walter José Merkis
Presidente

Clique AQUI e acesse o documento original, no idioma espanhol

Fonte: Confederação dos Trabalhadores das Universidades das Américas – CONTUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.