Boulos lidera disputa em SP no 1º e 2º turno, mostra Atlas/CNN

Guilherme Boulos (PSOL-SP), deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados).

Pesquisa de intenção de voto mostra Boulos com 35,7%, seguido por Nunes (23,4%) e Marçal (12,6%), no 1º turno. Em cenários de 2º turno deputado fica na frente contra todos candidatos

Por Murilo da Silva, no Vermelho

Nesta quarta-feira (19), a nova pesquisa da Atlas/CNN mostra que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo nos dois turnos.

Boulos tem 35,7% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) com 23,4% e pelo coach Pablo Marçal (PRTB) com 12,6%.

Além deles, a pesquisa mostra Tabata Amaral (PSB) com 10,7%, Kim Kataguiri (União) com 6,9%, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) com 5,8%, além de Marina Helena (Novo) com 2%. Altino Prazeres do PSTU não pontuou. Já 1,1% dizem não saber em quem irão votar e 1,8% disseram votar branco ou nulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram coletadas as respostas por meio de “Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)”, pelo qual o instituto explica que “os usuários são geolocalizados a partir de qualquer tipo de dispositivo – smartphones, tablets, laptops ou PCs” para seleção. Assim a Atlas/CNN entrevistou 2.220 eleitores paulistanos entre os dias 10 e 11 de junho. O nível de confiança é de 95% e o registro no TSE consta pelo código SP-00609/2024.

Projeções para o 2º turno

Em cenários de segundo turno, Boulos também bate os demais candidatos. Contra Nunes, enquanto o deputado marca 46% das intenções de voto, o prefeito que procura os votos bolsonaristas fica 44% e 9% indicam voto branco ou nulo. Portanto, Boulos está na frente dentro da margem de erro.

Contra Marçal ampla vantagem do deputado de esquerda: Boulos tem 48% e o coach 38%, sendo 13% branco ou nulo.

O representante do presidente Lula na prefeitura, Boulos ainda marca 40% contra 25% de Tabata Amaral e 34% branco ou nulo.

Por fim é registrado Boulos com 44% contra 27% de Datena e 27% de branco ou nulo, em eventual segundo turno com o apresentador.

Com estes registros a pesquisa corrobora cenários de outros institutos em que Guilherme Boulos segue na frente nas pesquisas por sua destacada atuação na Câmara dos Deputados e olhar atento para as demandas da capital. Já no campo da direita o racha entre as candidaturas permanece, com diversos personagens dividindo os mesmos votos, o que deve desgastar Ricardo Nunes e até mesmo ameaçar sua presença no segundo turno com o andamento das campanhas.